7 de janeiro de 2012

Dia do Leitor

“O Brasil não produz livros “demais”, o Brasil produz leitores de menos”. (fonte

Frase instigante, não? É assim que queremos repassar conhecimento para as gerações futuras? Quando será que o Brasil vai criar leitores assíduos para modificar a cultura? É uma sessão de perguntas que passam pela minha cabeça todos os dias. Quando será que vão investir na leitura do Brasil?

É muito triste saber que na próxima geração não se sabe ao certo o que o teu filho tem a esperar. É difícil lidar com esse assunto sem ao menos sentir tristeza. Sim, tristeza! É um fator de extrema importância que vai se sobrecarregar no futuro. Porque o Brasil não investe em qualidade na cultura? Será que tá sendo mais fácil fazer caixa dois e roubar todo o dinheiro do país?

Sei que estou parecendo um sociólogo, ou até um professor de história, mas é um assunto que não dá pra deixar passar. Eu, Caroline, como LEITORA ASSIDUA, não posso deixar de pensar no assunto e ficar indignada. Realmente só penso nas gerações futuras. O que vão ser? E quando aparecer aquela lista de livros obrigatórios da federal? É assim que o Brasil realmente quer que sejamos filhos da faculdade federal? Com preguiça de ler? E o incentivo na cultura? É muita indignação!

Resolvi abordar o assunto aqui no blog pelo fator de que a maioria dos blogueiros gosta de ler. Talvez não seja tão compulsivo como eu, que gasta horrores de dinheiro em livros, mas não há maior prazer para mim do que a leitura, e também ver pessoas praticando o mesmo ato. Assim como eu peguei o gosto pela leitura com a minha mãe, espero poder incentivar as próximas gerações de minha família a seguir o mesmo ato. Não somente no Brasil, mas em qualquer lugar o ato de incentivar a cultura é de extrema importância!

DIA 7 DE JANEIRO – DIA DO LEITOR. 
Parabéns para você leitor, que de alguma forma colabora com a cultura, seja com livros, jornais ou revistas, apenas leia!

Beijos,
Caroline Farias.

4 comentários:

Cachola Literária disse...

Olá,Caroline.Essa é minha primeira visita ao blog.Vi seu link no grupo Projeto Blokutando no Facebook e resolvi vir conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem organizado e suas postagens muito bem elaboradas.Todos os dias me questiono em relação ao assunto proposto e fico bem preocupada com o futuro das próximas gerações.Sou mãe e professora,e todos os dias tento disseminar a leitura,fazendo disso um propósito.Também tento cultivar a leitura através do meu blog. Te convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!
Bjs!
Zilda Mara
@ZildaPeixoto
http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

Jeniffer Yara disse...

Isso sim é um desabafo de uma leitora assídua e que eu concordo plenamente, é preciso investir mais na cultura, em livros, clássicos e contemporâneos, uma leitura boa desde pequeno faz uma grande diferença e o Brasil deveria olhar mais para isso.

Beijos!

Debbys disse...

Eu já li mais, só que agora com a faculdade eu acabo lendo só coisas relacionadas, já que o tempo falta.. mas me bateu muita vontade de ler um livro novo esses dias, por isso vou ver se compro, pego emprestado ou acho algo aqui em casa.. heheheh
bjus

Ana Caroline disse...

Educação, na raiz da educação não se lê, cresce sem se ler, os pais não leem.

Peguei o gosto por livros com a mãe também, falta muito disso. Muito.