15 de maio de 2011

Mulheres

A mulher vem lutando há anos pelo seu papel na sociedade, mesmo vivendo em uma sociedade paternalista, preconceituosa e discriminatória.

Desde ao longo da história a mulher sempre foi tratada como um objeto, sendo domesticada para servir de forma como o homem quisesse. Assim começou na época colonial, o pai escolhendo o casamento para filha. A filha passando a infância e adolescência toda aprendendo prendas domésticas, a fazer enxovais e a respeitar o homem, para servir dele como seu objeto. A responsabilidade dos filhos sempre foi dela, caso algo acontecesse era culpa da mulher. É certo, isso?

Ao longo dos anos a mulher vem com raça e coragem tentando mostrar qual o seu verdadeiro valor. Mesmo a sociedade sendo preconceituosa e mesmo estando em pleno século XXI, muitos homens ainda acham que lugar de mulher é na beira de fogão esquentando a barriga. O trabalho na sociedade se tornou algo somente dos homens, sempre deles, os empregos com cargos mais altos, salários mais altos sempre do homem. Por que isso?

A mulher sempre mereceu ser tratada de forma racional, assim como qualquer homem, mas o preconceito cegava os olhos da sociedade. Tendo um preconceito a mais para aquele ser humano chamado: mulher. Será que ela precisa ser tratada da mesma forma que os homens? Claro que precisa!

Foi a partir da Revolução Francesa em 1789 que a mulher começou a ganhar papel na sociedade, com a Queda da Bastilha e o terceiro estado no poder, uma nova sociedade, regras e leis, fizeram da mulher um papel diferente. A mulher na sociedade atual tem lutado para mostrar nossa raça. Uma luta difícil, com muitas dificuldades e preconceitos. Um caminho árduo, porem de muita satisfação. Hoje em dia vemos mulheres com cargos altos em empresas, mulheres na política. Como a nossa presidenta Dilma, quem diria que uma mulher iria ser presidenta do Brasil?

Foram as mulheres que conquistaram seu espaço na sociedade. Porque se não fossem nós carregarmos uma criança, batalharmos todos os dias e ainda carregar um preconceito em nossas costas, a sociedade ainda seria paternalista.

Felizmente, muitas mulheres já aderiram à nova política, a nossa sociedade de conquistar nosso espaço e lutar pela mesma igualdade.

(*texto para o trabalho de Geografia, sobre a mulher na sociedade atual)

Um comentário:

Jeniffer Yara disse...

Não somos o sexo frágil,nem aqui nem em lugar algum,é. Amei o texto *-*

Beijos